• ARRANQUE DA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE CEREAIS

    Iniciámos no passado dia 01 de agosto, uma nova operação de transporte para o nosso cliente Tramesa.

    Trata-se do transporte de cereal a granel, entre o Porto de Aveiro e a localidade espanhola de Babilafuente em Salamanca, com a realização de comboios diários de segunda a sexta-feira.

    O cereal chega a Aveiro por navio e tem como destino final uma moderna unidade fabril de produção de Bioetanol, que consome anualmente cerca de 585 mil toneladas de cereais.

    A tração está a cargo de uma locomotiva Euro 4000, sendo a composição tipo constituída por 17 vagões tremonha que permitem transportar 918 toneladas líquidas por comboio.

  • AUDITORIA INTERNA AO SGQAS DA TAKARGO

    De forma a verificar a efetiva implementação e eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança da Takargo (SGQAS), e com vista a identificar oportunidades de melhoria nas várias áreas de gestão, realizou-se no período de 23 a 25 de agosto a auditoria interna anual.

    Esta abrangeu todas as áreas do Sistema de Gestão e todos os requisitos das Normas de referência (Qualidade: NP EN ISO 9001; Ambiente: NP EN 14001; Segurança: OHSAS 18001), tendo a equipa auditora concluído que o SGQAS da Takargo, na sua generalidade, está em conformidade com os requisitos das Normas e encontram-se implementados os mecanismos para a sua adequada utilização e controlo.

    Contudo, surgiram pontos de melhoria, registados em 9 constatações, 5 não conformidades e 4 observações.

    As auditorias internas ajudam-nos e preparam-nos para as auditorias externas, realizadas por entidades acreditadas pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação), e que resultam do processo de renovação das certificações da empresa.

  • LUSOSIDER

    No final do ano de 2016 fechámos o acordo com a Tramesa para realizar comboios entre o Porto de Setúbal e o Seixal, mais concretamente entre a Tersado e a Lusosider.

    Trata-se de um serviço de transporte de bobinas de aço, cujo cliente final é a Lusosider, com uma frequência de 5 comboios por dia, de segunda a sexta-feira. A tracção é garantida regularmente por uma locomotiva 1400, sendo a composição tipo formada por 7 vagões de 60’, com 3 Flats cada um, permitindo transportar um máximo de 322 toneladas líquidas.

    O primeiro comboio realizou-se conforme planeado no dia 02 de janeiro, e desde então têm sido realizados comboios regulares. Numa primeira fase a frequência era de 4 comboios, passando logo de seguida a 5 comboios diários, fruto de uma optimização dos canais horários.

    Até ao dia 15 de Março transportaram-se cerca de 55.000 toneladas, estando previsto um volume anual de 250.000 toneladas.

  • RENOVAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DO SGQAS DA TAKARGO

    Nos passados dias 17, 18 e 19 de Janeiro o Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança (SGQAS) (NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012; OHSAS 18001:2007) da Takargo foi auditado pela SGS, no âmbito do Transporte Ferroviário de Mercadorias, Multimodal e Intermodal, na Rede Ferroviária Nacional, que inclui o “transporte de mercadorias perigosas”.

    Da auditoria resultou a confirmação por parte da equipa auditora que o SGQAS da Takargo está, globalmente, concebido, implementado e mantido de acordo com os requisitos das Normas de referência; e demonstra aptidão para, de uma forma consistente, cumprir os requisitos aplicáveis, e atingir os objetivos e realizar as políticas da Organização.

    De acordo com o relatório resultante da auditoria, a Takargo efetuou o tratamento dos pedidos de ação corretiva identificados pela equipa auditora, tendo os mesmos sido aceites, resultando na renovação, no presente ano, da certificação do SGQAS da Takargo.

    O sucesso da auditoria deve-se ao empenho de todos os colaboradores da Takargo na melhoria do SGQAS, resultando no alcance dos objetivos delineados na empresa. Na próxima auditoria da SGS a Takargo irá fazer a transição para a versão de 2015 da ISO 9001 e ISO 14001.

  • COMBOIO DE TRANSPORTE DE AUTOMÓVEIS - PECOVASA

    No dia 22 de fevereiro a Takargo iniciou, no âmbito da Ibercargo, um serviço de transporte de veículos automóveis com origem em Venta de Baños e destino a Vale da Rosa, em Setúbal.

    A tração é garantida pela Comsa em Espanha, sendo os vagões porta-automóveis propriedade da Pecovasa Renfe Mercancias. A composição será normalmente formada por 17 vagões, tracionada por uma locomotiva Euro 4000, podendo transportar cerca de 205 automóveis ligeiros.

    O facto de o comboio ter um comprimento total de 550 metros, que é superior ao máximo estabelecido no itinerário em causa, mas que só desta forma se garantia a viabilidade do negócio, levou a que a Infraestruturas de Portugal analisasse e apresentasse uma solução de compromisso, atribuindo canais horários com caráter excecional.

    Do ponto de vista operacional, este primeiro comboio foi um êxito, tendo corrido conforme programado. Nesta primeira fase o serviço terá uma frequência semanal.

  • ALB – VALEDETORRES

    A ALB tem vindo a utilizar desde o início de Outubro o terminal Valedetorres, perto de Mérida, em alternativa ao terminal de Badajoz nas operações de carga e descarga de contentores.

    Esta mudança beneficia da autonomia que a ALB tem neste espaço, já que é a única entidade nele a operar com meios e gestão próprios.

    Presentemente a Takargo realiza dois comboios a Valedetorres por semana, estando previsto passar a três a curto prazo.

  • IBERCARGO ADQUIRE DUAS EURO 4000

    A Ibercargo vai adquirir mais duas locomotivas interoperáveis EURO 4000 em regime de contrato operacional. O contrato foi realizado com a Alpha Trains, tem validade de cinco anos, representando um investimento global de 8 milhões de euros.

    As duas locomotivas estão a ser produzidas em Valência, na Vossloh Espanha, estando prevista a sua entrega e entrada em operação em Maio/Junho de 2017.

    Estas aquisições reforçam a capacidade da oferta de soluções de transporte ferroviário da Ibercargo, numa altura em que o mercado ferroviário ibérico conhece algum dinamismo.

  • ¡Pedimos disculpas, pero no se encontraron noticias!

  • TAKARGO PRESENTE NA 10ª REUNIÃO DO CORREDOR ATLÂNTICO

    Realizou-se no passado dia 16 de março de 2016 no Palácio de Coimbra, em Lisboa, a 10ª Reunião do Corredor Atlântico. O evento contou com a participação de diversos operadores ferroviários europeus, de operadores logísticos e dos gestores das infraestruturas ferroviárias de Portugal, Espanha, França e Alemanha.

    Da ordem de trabalhos constaram apresentações sobre a oferta de canais pré-estabelecidos para 2017, sobre os indicadores de desempenho relativos a 2015 e sobre as ferramentas informáticas disponíveis para os clientes do Corredor Atlântico. Foram ainda feitas apresentações sobre o impacto do desenvolvimento dos portos no Corredor Atlântico e sobre as perspetivas de evolução do tráfego internacional ferroviário na Península Ibérica.

  • ¡Pedimos disculpas, pero no se encontraron noticias!

    ¡Pedimos disculpas, pero no se encontraron noticias!

  • PARTICIPAÇÂO NAS 24 HORAS DE LOGÍSTICA

    Foi no passado dia 27 e 28 de Junho, nas instalações da Sonae, na Maia, que decorreu a 10ª edição das 24h de Logística.

    Pelo 3º ano consecutivo, a Takargo, juntamente com outros elementos do grupo Tertir, participou neste evento formativo de carácter experiencial, que decorre em contexto real, durante 24 horas ininterruptas, visando testar a destreza intelectual dos participantes, colocando à prova as capacidades relacionais dos mesmos, através de desafios alusivos à área funcional da logística e distribuição.

    Desta participação salienta-se a união do grupo, sentido de entreajuda e a boa disposição em si, que nunca esmoreceu nem mesmo quando o sono e a redução de lucidez teimavam em "atacar".

    Junto de empresas de referência na área da logística, esperamos ter representado a Mota-Engil com a dignidade e empenho que esta merece.

  • REUNIÃO EM MÉRIDA - ADIF/IP/CRT/TAK

    Realizou-se no passado dia 25 de Junho em Mérida, uma reunião com os representantes do Departamento de Gestão da Capacidade e Horários da Adif, dos seus congéneres portugueses da Infra estruturas de Portugal, de elementos da Comsa e da Takargo.

    Foram analisados e debatidos na reunião assuntos relacionados com as operações actuais e expectativas de futuro, factores críticos da infra-estrutura e optimizações operacionais, entre outros.

    O encontro decorreu de forma excelente e profícua, num ambiente pleno de informalidade e cordialidade, e foi fundamental para aprofundar a relação pessoal e profissional entre a família ferroviária Ibérica presente.

  • Actualização Regulamentar

    Iniciou-se na última semana de Janeiro na Logistel uma actualização Regulamentar para Maquinistas  e operadores de apoio, que irá decorrer previsivelmente até Maio. Estas formações são indispensáveis ao exercício da função de maquinista e de operador de Apoio, actualizando e aperfeiçoando alguns dos aspectos fundamentais das Normas e Procedimentos da Segurança de Circulação.

  • Deservagem Química Campanha Primavera/Verão de 2015

    Tiveram início, no passado dia 12 de Maio, os trabalhos de Deservagem Química da Rede Ferroviária Nacional no âmbito da Campanha Primavera/Verão de 2015.

    Esta campanha terminará a 06 de Julho e a participação da Takargo ocorre ao nível da condução da Dresina, utilizada para o efeito, em resultado do curso de formação realizado o ano passado por seis dos nossos colegas maquinistas.

    Segundo opinião dos responsáveis pela operação, os trabalhos estão a decorrer de acordo com o planeado, antevendo-se mais uma campanha de sucesso.

  • Auditoria de Acompanhamento ERM

    No âmbito da certificação ERM (Entidade Responsável de Manutenção) realizou-se no passado dia 9 de Abril a 2ª Auditoria de Acompanhamento ao Sistema de Gestão da Manutenção de Vagões da Takargo.

    Foram revistos os processos de manutenção dos vagões, nomeadamente a alteração ao plano de manutenção, as intervenções RS em curso e o fecho das não conformidades levantadas na auditoria de Outubro passado.

  • CEF (CONNECTING EUROPE FACILITY)

    A Takargo em conjunto com a Comsa Rail e a Ibercargo, apresentaram no passado mês de Março duas propostas ao programa CEF - programa de apoio da União Europeia que veio substituir o programa Marco Polo. O subsídio a que nos candidatámos tem como objectivo permitir o desenvolvimento de dois novos negócios - transporte de rolaria com origem na Andaluzia e transporte de pasta de papel com origem na Figueira da Foz - com custos de arranque muito significativos.

    Espera-se que a decisão relativa às propostas subvencionadas seja conhecida no 3º Trimestre de 2015. Esta subvenção, caso seja aprovada, pode ser uma ajuda importante na nossa estratégia de crescimento.

  • 1º Comboio de Siderúrgicos com origem no Porto de Setúbal

    No passado dia 7 de Fevereiro, realizamos para o nosso cliente Tramesa o primeiro comboio de transporte de bobinas de aço, entre o Terminal Portuário Tersado (Porto de Setúbal) e o Terminal de S. Martinho do Campo (SPC Valongo).

    Este novo negócio foi objecto de elevado interesse por parte da Tramesa e a manter-se este fluxo de bobinas, poderá vir a constituir um suplemento à sua já extensa operação de transporte de siderúrgicos na Península Ibérica, com múltiplas vantagens para a Takargo e Ibercargo.

  • Sistema Localização de Viaturas

    Está em fase de testes e implementação, a localização das viaturas de serviço da Takargo por georreferenciação. Esta solução tem a vantagem de obrigar à identificação prévia do condutor no início de cada viajem.

    Com esta ferramenta, a Takargo tem a leitura em tempo real, da localização das viaturas, e da quilometragem realizada, prescindindo assim do registo por parte dos utilizadores das viaturas no Portal onme.

  • ¡Pedimos disculpas, pero no se encontraron noticias!

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  • Deservagem Química - Fim da campanha de Outono de 2014

    Após quarenta e sete dias decorridos, de 06 de Novembro a 22 de Dezembro e um total de 3.630 quilómetros percorridos, foi dada por terminada a Campanha de Outono de 2014 da Deservagem Química da Rede Ferroviária Nacional. Segundo opinião dos responsáveis pela realização da operação os trabalhos correram bastante bem, de acordo com o planeado, considerando de enorme qualidade e competência a nossa participação.

    Do nosso ponto de vista, estamos todos de parabéns pelo empenho e dedicação apresentados, por termos alcançado todos os objectivos inicialmente propostos, nomeadamente a formação das tripulações na condução da Dresina e na valorização dos activos existentes.

ARRANQUE DA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE CEREAIS

AUDITORIA INTERNA AO SGQAS DA TAKARGO

LUSOSIDER

RENOVAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DO SGQAS DA TAKARGO

COMBOIO DE TRANSPORTE DE AUTOMÓVEIS - PECOVASA

ALB – VALEDETORRES

IBERCARGO ADQUIRE DUAS EURO 4000

TAKARGO PRESENTE NA 10ª REUNIÃO DO CORREDOR ATLÂNTICO

PARTICIPAÇÂO NAS 24 HORAS DE LOGÍSTICA

REUNIÃO EM MÉRIDA - ADIF/IP/CRT/TAK

Actualização Regulamentar

Deservagem Química Campanha Primavera/Verão de 2015

Auditoria de Acompanhamento ERM

CEF (CONNECTING EUROPE FACILITY)

1º Comboio de Siderúrgicos com origem no Porto de Setúbal

Sistema Localização de Viaturas

Deservagem Química - Fim da campanha de Outono de 2014